Ato insegurO


A imagem desta situação extrema apresentada nos leva a pensar que é um caso raro e não ocorre em nenhum espaço em que pessoas desenvolvam alguma atividade relacionada ao trabalho, podemos com certeza afirmar que não são fatos isolados, ações de risco, atividades perigosas e sem proteção são sim exercidas todos os dias em muitas empresas no país.



Esta foto ilustra um ato inseguro, pois a tarefa de colocar um equipamento em um nível mais alto, gerou várias situações de risco: a) trabalhadores sem EPIs para desenvolverem atividades (todos); B) uso de máquinas indevidamente (mangueira hidráulica pode romper e a carga cair, com os trabalhadores e o outro carro); C) Trabalhadores se expondo ao acidente em locais extremamente perigosos; D) Equipamento sendo transportado sem amarração, e de maneira arriscada usando outra empilhadeira. E) uso de equipamento errado para a atividade…



Várias ações imprudentes podem ser observadas, identificou mais alguma?



Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.



O acidente de trabalho deve-se principalmente a duas causas:







1. Ato inseguro

É o ato praticado pelo homem, em geral consciente do que está fazendo, que está contra as normas de segurança. Ex. Ligar tomadas de aparelhos elétricos com mãos molhadas, se arriscar no trânsito em altas velocidades.

2. Condição Insegura

É a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador. Ex. Instalação elétrica com fios desencapados, guindastes com cabos deteriorados, locais de trabalho com pregos espalhados pelo chão.

Eliminando-se as condições inseguras e os atos inseguros é possível reduzir os acidentes e as doenças ocupacionais, papel da Segurança do Trabalho e CIPA.



Não coloque sua vida em jogo, pratique trabalho seguro usando os EPIs corretamente, com atenção e bom senso, além de criar e manter a CIPA na empresa em que atua.



Erro número 4 (fig.), não acredito que estou vendo um trabalhador naquele lugar.